Avaliação do volume inspiratório de crianças com paralisia cerebral através de diferentes técnicas

Autores

  • Cristiane Cenachi Coelho UNIVAP

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v9i6.1726

Resumo

As crianças com paralisia cerebral (PC) evoluem com um conjunto de alterações neurológicas que são responsáveis pelo comprometimento motor e respiratório freqüentemente observado nesta população. Objetivo: Avaliar o volume inspiratório de crianças portadoras de PC através de diferentes técnicas incentivadoras. Materiais e métodos: Foram selecionadas crianças com PC classificadas no ní­vel V (Gross Motor Function Classification System) que estivessem estáveis hemodinamicamente. Foram excluí­das crianças que apresentassem hipersecreção pulmonar que pudesse interferir na realização das medidas. Para a avaliação do volume inspiratório foram utilizados dois recursos fisioterapêuticos distintos: Inspirômetro de incentivo a volume (IIV) e Breath Stacking (BS). Resultados: Foram avaliadas 13 crianças, com idade média de 5,61 ± 2,46 anos, sendo que 69 % delas tinham o diagnóstico topográfico de quadriplegia espástica e 31% apresentam componente atetóide na sua classificação. Em relação ao volume inspiratório ocorreu diferença significativa (p = 0,000) entre o IIV (204,60 ± 37,10) e o BS (1134,00 ± 702). Entretanto, no IIV as crianças mobilizaram um volume correspondente a duas vezes o volume corrente mí­nimo pré-estabelecido para elas de acordo com o peso corporal. Conclusão: Na população estudada, o IIV se mostrou mais eficaz para avaliação do volume inspirado.

Palavras-chave: paralisia cerebral, crianças, músculos respiratórios, volume inspiratório.

Biografia do Autor

Cristiane Cenachi Coelho, UNIVAP

D.Sc.,  Engenharia Biomédicas com ênfase em Bioengenharia pela UNIVAP

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Publicado

2017-12-30

Edição

Seção

Artigos originais