Ocorrência da Síndrome de Burnout em professores do ensino superior em instituição privada
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v19i4.1765Abstract
Introdução: A Síndrome de Burnout, descrita como uma síndrome tridimensional, caracterizada por exaustão emocional, despersonalização e diminuição da realização profissional, acomete os profissionais cujo cotidiano de trabalho tem relação direta com pessoas expostas a um estresse crônico. Objetivo: Analisar a ocorrência da Síndrome de Burnout em professores do ensino superior em instituição privada. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, com caráter analítico-descritivo em uma instituição privada de nível superior, com 161 docentes. Utilizou-se como instrumentos de coleta dados um questionário semiestruturado e o questionário validado de Maslach Burnout Inventory. Resultados: Para as dimensões do Burnout, os docentes obtiveram uma alta exaustão emocional, moderada despersonalização e moderada diminuição da realização profissional. O sexo feminino, docentes que trabalham no turno integral e que possuem um tempo de atuação ≥ 21 anos são mais susceptíveis em todas as dimensões da síndrome. Professores atuantes na área de saúde, que trabalham ≥ 9 horas de 4 a 6 dias por semana, resultaram em alta exaustão emocional. Conclusão: Os resultados apontam que 78,4% dos docentes apresentaram um escore de moderado a alto para desenvolver a Síndrome de Burnout, podendo estar associado aos fatores sociodemográficos e laborais.
Palavras-chave: esgotamento profissional, docentes, saúde do trabalhador.
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