Ocorrência da Sí­ndrome de Burnout em professores do ensino superior em instituição privada

Autores

  • Raynan José Sousa da Silva ASCES-UNITA
  • Mayara Eduarda Pereira Justino HUC
  • Marcelo Tavares Viana ASCES-UNITA
  • Simone Monte Bandeira de Mello ASCES-UNITA

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v19i4.1765

Resumo

Introdução: A Sí­ndrome de Burnout, descrita como uma sí­ndrome tridimensional, caracterizada por exaustão emocional, despersonalização e diminuição da realização profissional, acomete os profissionais cujo cotidiano de trabalho tem relação direta com pessoas expostas a um estresse crônico. Objetivo: Analisar a ocorrência da Sí­ndrome de Burnout em professores do ensino superior em instituição privada. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, com caráter analí­tico-descritivo em uma instituição privada de ní­vel superior, com 161 docentes. Utilizou-se como instrumentos de coleta dados um questionário semiestruturado e o questionário validado de Maslach Burnout Inventory. Resultados: Para as dimensões do Burnout, os docentes obtiveram uma alta exaustão emocional, moderada despersonalização e moderada diminuição da realização profissional. O sexo feminino, docentes que trabalham no turno integral e que possuem um tempo de atuação ≥ 21 anos são mais susceptí­veis em todas as dimensões da sí­ndrome. Professores atuantes na área de saúde, que trabalham ≥ 9 horas de 4 a 6 dias por semana, resultaram em alta exaustão emocional. Conclusão: Os resultados apontam que 78,4% dos docentes apresentaram um escore de moderado a alto para desenvolver a Sí­ndrome de Burnout, podendo estar associado aos fatores sociodemográficos e laborais.

Palavras-chave: esgotamento profissional, docentes, saúde do trabalhador.

Biografia do Autor

Raynan José Sousa da Silva, ASCES-UNITA

Ft., Residente no programa multiprofissional em atenção ao câncer e cuidados paliativos pelo Centro Universitário Tabosa de Almeida

Mayara Eduarda Pereira Justino, HUC

Fisioterapeuta no Hospital Unimed Caruaru (HUC)

Marcelo Tavares Viana, ASCES-UNITA

D.Sc., Docente no Centro Universitário Tabosa de Almeida  

Simone Monte Bandeira de Mello, ASCES-UNITA

Orientadora,  mestre e docente do curso de Bacharelado em Fisioterapia do Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES- UNITA)/ Caruaru- PE

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Publicado

2018-09-15

Edição

Seção

Artigos originais