Experiências sobre a aprendizagem por meio do uso de nuvens eletrônicas e WhatsApp entre graduandos em fisioterapia
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v19i6.2564Abstract
Introdução: As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) incluem dispositivos auxiliares ao processo pedagógico como a nuvem eletrônica e o WhatsApp. Objetivo: Avaliar e comparar as experiências sobre a aprendizagem por meio do uso de nuvens eletrônicas e WhatsApp entre graduandos de fisioterapia. Material e métodos: A amostra foi composta por 41 alunos que utilizaram nuvens eletrônicas ou o aplicativo WhatsApp como suporte do processo de aprendizagem em um curso de graduação em fisioterapia. Os dados foram coletados através do questionário de autoavaliação Constructivist On-Line Learning Environment Survey (COLLES), aplicado no final de um semestre letivo. Resultados: As TIC estudadas, frequentemente, estimulavam a reflexão crítica, tinham o apoio dos professores durante o seu uso e favoreciam a compreensão das mensagens, enquanto que, algumas vezes, havia o apoio dos colegas e interatividade durante o uso desses dispositivos. Entretanto, o WhatsApp foi mais importante que a nuvem eletrônica nas categorias de relevância, estímulo í reflexão crítica, interatividade, apoio dos colegas e compreensão das mensagens. Conclusão: Observa-se a necessidade de estimular o apoio entre os alunos e a interação entre as suas ideias para que essas ferramentas possam ter maior êxito no processo de aprendizagem do curso de fisioterapia.
Palavras-chave: tecnologia educacional, ensino superior, mídias sociais, fisioterapia.
References
Ramos JLC, Silva JCS, Rodrigues RL, Gomes AS. Análise de expectativas e habilidades discentes na modalidade de ensino a distância. In: CISTI 2014: Anais da 9ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação; jun 2014; Barcelona-ESP:2014. p.131-6.
Dutra IM, Lacerda RP. Tecnologias na escola: algumas experiências e possibilidades [revista eletrônica]. Porto Alegre: Renote CINTED-UFRGS; 2003.
Becker AM. A ferramenta wiki: desafios e contribuições na formação universitária presencial. Rev Text Liv: Ling Tecn 2011;4(1):55-67.
Junges LA, Sierota N. Computação em Nuvem. In SEMIC´2014 (5º Seminário de Iniciação CientÃfica do Curso de Pedagogia); 7 out 2014; Ipiranga/SP):FAI; 2014. p.1-5.
Araújo CA, Bottentouit Junior JB. O aplicativo Whatsapp como estratégia no ensino de filisofia. Rev Temática 2015;11(2):11-23.
Machado Spence NCF. O WhatsApp Messenger como Recurso no Ensino Superior: Narrativa de uma Experiência Interdisciplinar. Rev Educ Vale dos Arinos 2014;1(1):3-14.
Cunha-Araújo IMZ, Salazar-Silva JR, D`Assunção FLC, Melo ABP. Avaliação da percepção dos alunos da disciplina de endodontia sobre o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle). Uso do questionário de auto-avaliação COLLES. Rev Abeno 2012;12(2):163-9.
Gouvêa EP, Odogima AM, Shitsuka DM, Shitsuka R. Metodologias ativas: uma experiência com mapas conceituais. Rev Educ Gest Socied-FEQ 2016;6(21):1-11.
Gil AC. Como elaborar projetos de pesquisa. 5ª ed. São Paulo: Atlas; 2010.
Taylor P, Maor D. Assessing the efficacy of online teaching with the Constructivist On-Line Learning Environment Survey. In: Herrmann A, Ku1ski MM, eds. Flexible Futures in Tertiary Teaching. Proceedings of the 9th Annual Teaching Learning Forum, 2-4 Fev 2000. Perth: Curtain University of Technology; 2000.
Cassundé FRSA, Silva EG, Santos LS, Souza AHS, Cirilo TSP. Avaliação social construtivista de uma experiência em EaD: o uso do Colles como instrumento de coleta de dados. Rev EAD Foco 2016;6(2):45-60.
Taylor PC, Dougiamas, M, Maor D [Internet]. Perth, Western Australia; Curtin University of Technology; c 2000 [citado 2017 Jul 17]. DisponÃvel em: http://surveylearning.moodle.com/
Mobile Report Brasil. Mobile Marketing Association e Nielson IBOPE; 2014 [citado 2017 Out 2]. DisponÃvel em: https://fr.slideshare.net/mmalatam/mma-nielsen-mobile-report-brasil-q1-2014-completa
Rodrigues T. A utilização do aplicativo WhatsApp por professores em suas práticas pedagógicas. In: Simpósio Hipertexto e Tecnologia na Educação e Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias: Anais do 6º Simpósio Hipertexto e Tecnologia na Educação e 2º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias; 7-8 Dez 2015; Niterói/RJ; 2015.p. 1-15.
Paiva LF, Ferreira ACC, Corlett EF. A utilização do WhatsApp como ferramenta para comunicação didática pedagógica no ensino superior. In: CBIE 2016 (V Congresso Brasileiro de Informática na Educação): Anais dos Workshops do V Congresso Brasileiro de Informática na Educação; 24-27 Out 2016. Uberlândia/MG; 2016. p. 751-60.
Borges DSLB, Lopes WS, Sanglard SS, Oliveira DSL. Whatsapp na sala de aula: estudo de caso da concepção de professores e alunos da educação básica. In: Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online: Anais da XIV EVIDOSOL e XI CILTEC Educação e tecnologias; 5-7 jun 2017. p. 1-6.
Yagui MMM, Chan VD, Leonardo JS, Cruz SMS. Primeiros estudos em computação em nuvens no pet-si apoiados pelo Google apps for education [Internet]; 2013 [citado 2017 Out 1]. DisponÃvel em: http://r1.ufrrj.br/petsi/wpcontent/uploads/2013/11/I_RAIC_COMP_NUVEM.pdf
Körbes LH, Wildner MCS. A utilização de aplicativos da computação em nuvem no ensino superior. Rev Destaques Acadêmicos 2016;8(4):85-101. https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v8i4a2016.1229
Pereira PC, Pereira RS, Alvez JC. Ambientes virtuais e mÃdias de comunicação, abordando a explosão das mÃdias na sociedade da informação e seu impacto na aprendizagem - o uso do WhatsApp como plataforma de m-learning. Rev Mosaico 2015;6(1):29-41.
Souza LRAS, Freitas CB, Santos JMMS. Whatsapp – inimigo ou aliado na educação: um estudo de caso sob a ótica dos discentes. São Paulo; mai 2016 [citado 2017 Out]. DisponÃvel em: http://www.abed.org.br/congresso2016/trabalhos/113.pdf
Dougiamas M, Taylor P. MOODLE: usando comunidades de aprendizes para criar um sistema de fonte aberta de gerenciamento de curso. In: Alves L, Barros D, Okada A, eds. MOODLE: estratégias pedagógicas e estudo de caso. Salvador: EDUNEB; 2009. p.15-34.
Honorato WAM, Reis RSF. Whatsapp – uma nova ferramenta para o ensino. In: SIDTecS: IV Simpósio de Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade. 10-13 nov 2014; UFI. Itajubá; 2014. p.1-6.
Oliveira EDSO, Anjos EGA, Oliveira FS, Sousa HM, Leite JER. Estratégias de uso do whatsapp como um ambiente virtual de aprendizagem em um curso de formação de professores e tutores. In: SIED e EnPED: Anais do SIED: EnPED 2014; 15-26 Set 2014; UFSC. São Carlos: UFPB Virtual; 2014. p. 1-15.
Bouhnik D, Deshen M. WhatsApp goes to school: Mobile instant messaging between teachers and students. Journal of Information Technology Education: Research. 2014; 13: 217-231. Retrieved from http://www.jite.org/documents/Vol13/JITEv13ResearchP217-231Bouhnik0601.pdf
Lopes CG, Vas BB. O WhatsApp como extensão da sala de aula: o ensino de História na palma da mão. Rev História Hoje Dez 2016;5(10):159-79.
Fossile DK. Construtivismo versus sócio-interacionismo: uma introdução às teorias cognitivas. Alpha 2010;(11):105-17.
Neri JHP. MÃdias sociais em escolas: uso do Whatsapp como ferramenta pedagógica no ensino médio [TCC]. Juiz de Fora: Universidade Estácio de Sá; 2015.
Published
Issue
Section
License
Authors are authorized for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.