Experiências sobre a aprendizagem por meio do uso de nuvens eletrônicas e WhatsApp entre graduandos em fisioterapia

Autores

  • Marcele Souza Santos UESB
  • Bianca Santiago Menezes UESB
  • Isabela Cristina Almeida dos Santos UESB
  • Tailani Mendes de Oliveira Araújo UESB
  • Maykon dos Santos Marinho UESB
  • Everaldo Nery de Andrade UESB

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v19i6.2564

Resumo

Introdução: As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) incluem dispositivos auxiliares ao processo pedagógico como a nuvem eletrônica e o WhatsApp. Objetivo: Avaliar e comparar as experiências sobre a aprendizagem por meio do uso de nuvens eletrônicas e WhatsApp entre graduandos de fisioterapia. Material e métodos: A amostra foi composta por 41 alunos que utilizaram nuvens eletrônicas ou o aplicativo WhatsApp como suporte do processo de aprendizagem em um curso de graduação em fisioterapia. Os dados foram coletados através do questionário de autoavaliação Constructivist On-Line Learning Environment Survey (COLLES), aplicado no final de um semestre letivo. Resultados: As TIC estudadas, frequentemente, estimulavam a reflexão crí­tica, tinham o apoio dos professores durante o seu uso e favoreciam a compreensão das mensagens, enquanto que, algumas vezes, havia o apoio dos colegas e interatividade durante o uso desses dispositivos. Entretanto, o WhatsApp foi mais importante que a nuvem eletrônica nas categorias de relevância, estí­mulo í  reflexão crí­tica, interatividade, apoio dos colegas e compreensão das mensagens. Conclusão: Observa-se a necessidade de estimular o apoio entre os alunos e a interação entre as suas ideias para que essas ferramentas possam ter maior êxito no processo de aprendizagem do curso de fisioterapia.

Palavras-chave: tecnologia educacional, ensino superior, mí­dias sociais, fisioterapia.

Biografia do Autor

Marcele Souza Santos, UESB

Aluna de iniciação cientí­fica do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Bianca Santiago Menezes, UESB

Aluna de iniciação cientí­fica do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Isabela Cristina Almeida dos Santos, UESB

Aluna de iniciação cientí­fica do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Tailani Mendes de Oliveira Araújo, UESB

Aluna de iniciação cientí­fica do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Maykon dos Santos Marinho, UESB

Doutorando em Memória, Linguagem e Sociedade (M.Sc., )

Everaldo Nery de Andrade, UESB

D.Sc., Professor Adjunto do curso de Fisioterapia da UESB

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Publicado

2019-02-01

Edição

Seção

Artigos originais