Efeito da realidade virtual na recuperação da função motora do membro superior em paciente com AVC crônico
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v13i5.570Abstract
A terapêutica através do ambiente virtual tem sido cada vez mais implementada e estudada. Este estudo de caso tem por objetivo verificar o efeito do treinamento através da realidade virtual na recuperação do membro superior de um indivíduo com acidente vascular cerebral crônico. Para mensuração e posterior avaliação dos resultados, foram realizados os testes de Função Motora de Wolf (TFMW) e o Protocolo de Desempenho Físico de Fugl-Meyer (PDFFM). O paciente foi submetido a um protocolo de tratamento utilizando jogos em realidade virtual com o Nintendo-Wii® durante 10 sessões, 2 vezes por semana com duração de 30 minutos cada. O tempo de tratamento foi de 10 minutos para cada jogo com intervalo de 5 minutos entre eles. O paciente apresentou melhora na destreza do membro superior parético mensurada pelo TFMW e melhora da função motora mensurada pelo PDFFM. O cálculo do Índice de Efetividade em relação í subescala de função motora do PDFFM apontou melhora de 55%. A partir desses resultados, observou-se que o sistema de jogo Nintendo-Wii® pode promover melhora da destreza e função motora do membro superior parético de paciente com AVC crônico, parecendo ser um bom aliado no tratamento fisioterapêutico.
Palavras-chave: acidente vascular cerebral, extremidade superior, paresia, fisioterapia,
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