Efeito da realidade virtual na recuperação da função motora do membro superior em paciente com AVC crônico

Autores

  • Glória Maria Moraes Vianna Rosa UGF

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v13i5.570

Resumo

A terapêutica através do ambiente virtual tem sido cada vez mais implementada e estudada. Este estudo de caso tem por objetivo verificar o efeito do treinamento através da realidade virtual na recuperação do membro superior de um indiví­duo com acidente vascular cerebral crônico. Para mensuração e posterior avaliação dos resultados, foram realizados os testes de Função Motora de Wolf (TFMW) e o Protocolo de Desempenho Fí­sico de Fugl-Meyer (PDFFM). O paciente foi submetido a um protocolo de tratamento utilizando jogos em realidade virtual com o Nintendo-Wii® durante 10 sessões, 2 vezes por semana com duração de 30 minutos cada. O tempo de tratamento foi de 10 minutos para cada jogo com intervalo de 5 minutos entre eles. O paciente apresentou melhora na destreza do membro superior parético mensurada pelo TFMW e melhora da função motora mensurada pelo PDFFM. O cálculo do Índice de Efetividade em relação í  subescala de função motora do PDFFM apontou melhora de 55%. A partir desses resultados, observou-se que o sistema de jogo Nintendo-Wii® pode promover melhora da destreza e função motora do membro superior parético de paciente com AVC crônico, parecendo ser um bom aliado no tratamento fisioterapêutico.

Palavras-chave: acidente vascular cerebral, extremidade superior, paresia, fisioterapia,

 

Biografia do Autor

Glória Maria Moraes Vianna Rosa, UGF

Ft., M.Sc., Professora da UGF

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Publicado

2016-11-27

Edição

Seção

Relatos de caso