Os benefí­cios do Watsu no tratamento da dor crônica e qualidade de vida de pacientes fibromiálgicos

Authors

  • Guilherme Carlos Brech USP

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v12i1.591

Abstract

Objetivo: Verificar os benefí­cios da técnica de reabilitação aquática Watsu no tratamento da dor crônica e na qualidade de vida de pacientes fibromiálgicos. Métodos: Neste estudo optou-se pelo método Watsu supondo que haveria diminuição da dor e aumento da mobilidade articular. O método foi aplicado em cinco mulheres com diagnóstico de fibromialgia provenientes da lista de espera da Clí­nica Escola de Fisioterapia da Universidade Ibirapuera em São Paulo. Foram realizadas cinco sessões de Watsu, uma vez por semana, em cada paciente. Para avaliar a qualidade de vida foram utilizados dois instrumentos: um especí­fico, o Questionário sobre o Impacto da Fibromialgia (FIQ) e outro genérico, o WHOQOL-bref pré e pós-tratamento. Para avaliar a dor, a Escala Visual Analógica (EVA) antes e após cada sessão. Resultados: Os resultados mostraram que a técnica foi eficaz na diminuição da dor avaliada pela EVA e na melhora da qualidade de vida das pacientes. Conclusão: Os achados deste estudo sugerem que o Watsu pode ser utilizado com sucesso para diminuir a sintomatologia de pacientes fibromiálgicos.

Palavras-chave: fibromialgia, hidroterapia, dor crônica, qualidade de vida.

Author Biography

Guilherme Carlos Brech, USP

Ft., Doutorando em Ciências pelo Departamento de Ortopedia e Traumatologia, FMUSP, São Paulo/SP

References

Marques AP, Matsutani LA, Assumpção A, Cavalcante AB, Chalot SD, Lage LV, et al. A fisioterapia no tratamento de pacientes com fibromialgia: uma revisão de literatura. Rev Bras Reumatol 2002;42(1):42-8.

Martinez JE, Atra E, Ferraz MB, Silva PSB. Fibromialgia: aspectos clínicos e socioeconômicos. Rev Bras Reumatol 1992;32:225-30.

Rocha MO, Oliveira RA, Oliveira J, Agnelli RM. Hidroterapia, pompage e alongamento no tratamento da fibromialgia: relato de caso. Fisioter Mov 2006;19(2):49-55.

Guazelli A. Análise clínica dos efeitos do Watsu na qualidade de vida de pacientes com seqüela de acidente vascular encefálico [TCC]. São Bernardo do Campo: UMESP; 2003.

Santos AMB, Assumpção A, Matsutani LA, Pereira CAB, Lage LV, Marques AP. Depressão e qualidade de vida em pacientes com fibromialgia. Rev Bras Fisioter 2006;10(3):317-24.

Vitorino DFM. Hidroterapia e fisioterapia convencional melhoram o tempo total do sono e a qualidade de vida de pacientes fibromiálgicos: ensaio clínico randomizado [tese]. São Paulo: Unifesp; 2005.

Dull H. Watsu: Freeing the body in water. 1ª ed. Middletown: Harbin Springs; 1993

Sacchelli T, Accacio LMP, Radl ALM. Fisioterapia aquática. 1ª ed. São Paulo: Manole; 2007.

Campion MR. Hidroterapia: Princípios e prática. 1ª ed. São Paulo: Manole; 2000.

Salvador JP, Silva QF, Zirbes MCGM. Hidrocinesioterapia no tratamento de mulheres com fibromialgia: estudo de caso. Fisioter Pesqui 2005;12(1):27-36.

Mason VL, Skevington SM, Osborn M. Development of a pain and discomfort module for use with the WHOQOL-100. Qual Life Res 2004;13:1139-52.

Evcik D, Kizilay B, Gokçen E. The effects of balneotherapy on fibromyalgia patients. Rheumatol Int 2002; 22(2): 56-9.

Cobb C, Henderson L, Shaw C. The effects of Watsu on individuals with fibromyalgia. California: Kewton InsurAg; 2001.

Gimenes RO, Santos EC, Silva TJPV. Watsu no tratamento da fibromialgia: estudo piloto. Rev Bras Reumatol 2006;46(1):75-6.

Prescinotti AA, Pereira CFJ, Santos JR, Sebben ML, Bonzanini M, Casário NR, Israel. Fisioterapia aquática: aplicação dos princípios do método Watsu na fibromialgia. Fisioter Pesqui 2005; 12:452.

Published

2017-05-20