Os benefícios do Watsu no tratamento da dor crônica e qualidade de vida de pacientes fibromiálgicos
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v12i1.591Resumo
Objetivo: Verificar os benefícios da técnica de reabilitação aquática Watsu no tratamento da dor crônica e na qualidade de vida de pacientes fibromiálgicos. Métodos: Neste estudo optou-se pelo método Watsu supondo que haveria diminuição da dor e aumento da mobilidade articular. O método foi aplicado em cinco mulheres com diagnóstico de fibromialgia provenientes da lista de espera da Clínica Escola de Fisioterapia da Universidade Ibirapuera em São Paulo. Foram realizadas cinco sessões de Watsu, uma vez por semana, em cada paciente. Para avaliar a qualidade de vida foram utilizados dois instrumentos: um específico, o Questionário sobre o Impacto da Fibromialgia (FIQ) e outro genérico, o WHOQOL-bref pré e pós-tratamento. Para avaliar a dor, a Escala Visual Analógica (EVA) antes e após cada sessão. Resultados: Os resultados mostraram que a técnica foi eficaz na diminuição da dor avaliada pela EVA e na melhora da qualidade de vida das pacientes. Conclusão: Os achados deste estudo sugerem que o Watsu pode ser utilizado com sucesso para diminuir a sintomatologia de pacientes fibromiálgicos.
Palavras-chave: fibromialgia, hidroterapia, dor crônica, qualidade de vida.
Referências
Marques AP, Matsutani LA, Assumpção A, Cavalcante AB, Chalot SD, Lage LV, et al. A fisioterapia no tratamento de pacientes com fibromialgia: uma revisão de literatura. Rev Bras Reumatol 2002;42(1):42-8.
Martinez JE, Atra E, Ferraz MB, Silva PSB. Fibromialgia: aspectos clÃnicos e socioeconômicos. Rev Bras Reumatol 1992;32:225-30.
Rocha MO, Oliveira RA, Oliveira J, Agnelli RM. Hidroterapia, pompage e alongamento no tratamento da fibromialgia: relato de caso. Fisioter Mov 2006;19(2):49-55.
Guazelli A. Análise clÃnica dos efeitos do Watsu na qualidade de vida de pacientes com seqüela de acidente vascular encefálico [TCC]. São Bernardo do Campo: UMESP; 2003.
Santos AMB, Assumpção A, Matsutani LA, Pereira CAB, Lage LV, Marques AP. Depressão e qualidade de vida em pacientes com fibromialgia. Rev Bras Fisioter 2006;10(3):317-24.
Vitorino DFM. Hidroterapia e fisioterapia convencional melhoram o tempo total do sono e a qualidade de vida de pacientes fibromiálgicos: ensaio clÃnico randomizado [tese]. São Paulo: Unifesp; 2005.
Dull H. Watsu: Freeing the body in water. 1ª ed. Middletown: Harbin Springs; 1993
Sacchelli T, Accacio LMP, Radl ALM. Fisioterapia aquática. 1ª ed. São Paulo: Manole; 2007.
Campion MR. Hidroterapia: PrincÃpios e prática. 1ª ed. São Paulo: Manole; 2000.
Salvador JP, Silva QF, Zirbes MCGM. Hidrocinesioterapia no tratamento de mulheres com fibromialgia: estudo de caso. Fisioter Pesqui 2005;12(1):27-36.
Mason VL, Skevington SM, Osborn M. Development of a pain and discomfort module for use with the WHOQOL-100. Qual Life Res 2004;13:1139-52.
Evcik D, Kizilay B, Gokçen E. The effects of balneotherapy on fibromyalgia patients. Rheumatol Int 2002; 22(2): 56-9.
Cobb C, Henderson L, Shaw C. The effects of Watsu on individuals with fibromyalgia. California: Kewton InsurAg; 2001.
Gimenes RO, Santos EC, Silva TJPV. Watsu no tratamento da fibromialgia: estudo piloto. Rev Bras Reumatol 2006;46(1):75-6.
Prescinotti AA, Pereira CFJ, Santos JR, Sebben ML, Bonzanini M, Casário NR, Israel. Fisioterapia aquática: aplicação dos princÃpios do método Watsu na fibromialgia. Fisioter Pesqui 2005; 12:452.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.