Publicidade e ética na ï¬sioterapia
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v10i2.1517Resumo
AA publicidade está presente em todas as áreas profissionais. Na área da saúde vem alcançando proporções importantes. Objetivou-se alertar os fisioterapeutas para evitar irregularidades éticas em relação í divulgação de serviços e publicidade profissional. Baseado no código de ética profissional da fisioterapia e terapia ocupacional e pareceres das demais profissões (especialmente da área de saúde) assim como no Código de Proteção e Defesa do Consumidor, realizou-se uma revisão do que é permitido ou irregular nas diferentes formas de publicidade profissional. Ainda não estão bem estabelecidos todos os aspectos em relação í divulgação profissional do fisioterapeuta, o que faz com que os profissionais devam ater-se às orientações do código de ética ao realizar divulgação de seus serviços. Sugerem-se mais estudos a respeito.
Palavras-chave: ética em fisioterapia, ética profissional, publicidade profissional, marketing de serviços de saúde.
Referências
Ferreira SAA. A aplicação do código de defesa do consumidor à s mensagens publicitárias não solicitadas recebidas através da internet. JUS navigandi. [citado 2007 Ago 20]. DisponÃvel em URL: http//www. jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=2575.
Khalil M. Advogados em oferta. In: Laporta T. Visão jurÃdica. São Paulo: Escala; 2007. p.34-39.
Leis e atos normativos das profissões do fisioterapeuta e terapeuta ocupacional. 2ª ed. Conselho regional de fisioterapia e terapia ocupacional da 5ª região CREFITO 5; 2001.
Battisti M., Quirino G. Ética do cuidado: código de ética comentado da fisioterapia e terapia ocupacional. São Paulo: Musa; 2006.
Grisard N, ed. Manual de orientação ética e disciplinar. Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina. 4a ed. Florianópolis: Cremesc; 2006.
Portal do Advogado Catarinense – OAB/SC e CAASC. Revista on-line. Caderno de Temas JurÃdicos: A publicidade médica. [citado 2007 Ago 28]. DisponÃvel em URL: http: www.oab-sc.com.br/oab-sc/revista/revista 111/publicidade.htm
Zanluca JC. Propaganda de serviços contábeis – ética e restrições. [citado 2007 Mar]. DisponÃvel em URL: http// www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/publicidade.htj
Código de Proteção e Defesa do Consumidor. Lei no. 8.078 de 11 de setembro de 1990. [citado 2007 Ago 28]. DisponÃvel em URL: http//www.planalto.gov.br/ccivil/leis/L8078compilado.htm
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.