Efeitos de um programa de escola de posturas sobre o equilíbrio e coordenação de idosos não institucionalizados
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v9i4.1716Resumo
Introdução: O processo de envelhecimento é acompanhado pela diminuição do controle da coordenação e do equilíbrio, constituindo fator de risco para quedas e perda da independência. No entanto, a prática de atividade física moderada, como a desenvolvida na Escola de Posturas, tem se mostrado benéfica para a prevenção, manutenção e retardo das deficiências funcionais do envelhecimento. Objetivo: Verificar os efeitos de um programa de Escola de Posturas sobre o equilíbrio e a coordenação de idosos não institucionalizados. Métodos: Doze indivíduos (67 ± 6,8 anos) participaram de um programa de Escola de Posturas (16 aulas teórico-práticas e 4 sobre o processo de envelhecimento), realizado duas vezes por semana durante 10 semanas. Para avaliar o equilíbrio e a coordenação foi utilizada a Avaliação da Mobilidade Orientada pelo Desempenho da Marcha e Equilíbio - POMA, de Tinetti (adaptado), aplicada antes e após o término do programa. Para a comparação das variáveis entre as avaliações foi aplicado o teste não-paramétrico de Wilcoxon, com um nível de significância de 5%. Resultados: Houve melhora no equilíbrio e na coordenação (p < 0,01) após o término do programa. Conclusão: A forma intervencionista teórico-prática do programa de Escola de Posturas melhorou o equilíbrio e a coordenação dos idosos.
Palavras-chave: envelhecimento, terapia por exercício, promoção da saúdeReferências
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