Efeitos do treinamento pliométrico sobre a musculatura rotadora medial e lateral do ombro em mulheres
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v7i5.1927Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar o ganho de força e potência dos músculos rotadores mediais e laterais do ombro dominante após treinamento pliométrico. Foram avaliadas 10 voluntárias sedentárias que não apresentavam acometimento músculo-esquelético. Todas as voluntárias foram submetidas a uma avaliação física e a uma avaliação isocinética para os movimentos de rotação do ombro dominante, por meio do aparelho isocinético Cybex Norm. Posteriormente, a metade da amostra foi submetida a um programa de treinamento pliométrico para os movimentos de rotação do ombro dominante e a outra metade da amostra formou o grupo controle; após o término do treinamento, as voluntárias sofreram uma nova avaliação isocinética. Os resultados foram analisados estatisticamente utilizando-se o teste t-student não pareado, considerando signiï¬ cantes aqueles com p ≤ 0,05. Os resultados mostraram aumento da força para a musculatura rotadora lateral e aumento de força e potência da musculatura rotadora medial após treinamento pliométrico. Concluímos que o treinamento pliométrico é eï¬ caz para o ganho de força da musculatura rotadora medial e lateral do ombro e, não é tão eï¬ caz para o ganho de potência, apresentando apenas um aumento desta última para a musculatura rotadora medial do ombro dominante. Palavras-chave: treinamento pliométrico, rotadores mediais do ombro, rotadores laterais do ombro, avaliação isocinética.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.