Atividade física e lombalgia
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v6i2.1980Resumo
A lombalgia constitui um problema de saúde relevante, por tratar-se de uma afecção extremamente comum na população. Tem, portanto, atraído grande atenção dos pesquisadores, principalmente quanto í prática e ao tipo de atividade física realizada. Os traumatismos, produzidos com freqüência, ocasionam uma série de lesões no aparelho locomotor, variando de acordo com a atividade física praticada. A atividade física tem sido prescrita para melhorar a boa forma física e o bem estar em indivíduos aparentemente saudáveis e com problemas cardíacos, ortopédicos, e outras populações de pacientes. Esta prática não tem sido estudada como tratamento único para pacientes com lombalgia. Assim, a pesquisa tem como objetivo estudar os efeitos da atividade física em pacientes portadores de lombalgia e na manutenção da saúde da coluna lombar, através de uma revisão de literatura. Com os achados, podemos concluir que os exercícios para prevenção de lombalgia precisam incorporar-se í vida diária, mas, ao se prescrever as atividades físicas, deve-se conhecer as condições de saúde e condicionamento físico de cada indivíduo para que as mesmas sejam adequadas e seguras. Palavras-chave: lombalgia, atividade física.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.